sábado, 5 de junho de 2010

Utensílios que não podem faltar em sua cozinha

Tem tempo que penso em escrever sobre utensílios para a cozinha. Na minha opinião, trabalhar com as ferramentas certas ajuda no resultado final, ou seja, uma comida mais gostosa e apresentável.

Essas dicas serão importantes para casais novos ou solteiros que estão montando seu primeiro apartamento/casa. Além disso, mesmo quem não gosta de pilotar fogão deveria ter bons utensílios em sua cozinha, pois, caso algum amigo venha cozinhar na sua casa, você não vai passar vergonha.

Na fase da construção e montagem, uma boa infra-estrutura inclui equipamentos e eletrodomésticos que podem parecer caros, mas vão influenciar na sua qualidade de vida. Pense em ter um bom fogão com 5 bocas, com uma boca grandona no meio. Ela é uma mão na roda na hora de grelhar ou acelerar uma fervura. Se você não quiser passar a semana inteira lembrando daquele delicioso salmão, compre uma coifa de exaustão, com duto, para levar o delicioso cheiro lá para fora! Você vai matar os vizinhos de fome e não vai acordar com aquele cheiro de ontem. Se puder, ainda indico um triturador de alimentos sob a pia. Pode custar caro, mas é muito prático. Este último item é dispensável.

Pensando na preparação, é bom ter boas facas, tábuas e outras bugigangas.

É muito importante ter um bom conjunto de facas. O melhor que já tive até agora é o da Century da Tramontina. Recomendo pelo menos 4 facas. Uma grande, uma média, uma para desossar e outra para legumes. Este cepo é uma boa compra!



Ter facas maravilhosas, mas cegas, não adianta! Então indico este amolador maravilhoso. Vale cada centavo. Existem muitos por aí, mas tome cuidado. Tem uns que parecem um monte de moedinhas. Esse pode estragar sua faca. Aqueles que parecem um bastão de inox (chaira) são difíceis de usar.



Especialmente para quem não se sente muito seguro manuseando facas, sugiro comprar um prático descascador de legumes. Eles funcionam bem, e evitam que você se torne mais um lulinha por aí.

É bom ter pelo menos duas tábuas. Reserve uma só para cortar carnes. Isso evita umas dores de barriga. Falo sério! Ah, esqueça a viadagem de Dr Bactéria. Tábua de vidro só serve pra deixar sua faca cega. Pode comprar aquelas de plástico branco mesmo. Mas sempre lave muito bem logo após o uso. As de madeira são realmente questionáveis.


Para as panelas, a dica que eu dou é ficar no simples. Um bom conjunto de panelas teflon já basta. Elas são fáceis de limpar (use esponjas AZUIS que não riscam). Se tiver dispo$ição para investir um pouco mais, recomendo pelo menos uma panela de fundo grosso para poder se aventurar no mundo dos risotos e uma grelha quadrada para fazer uns belos filés (essas grelhas boas custam caro, espere uma liquidação).

Na boa? Panelas inox são lindas, mas na embalagem! Mas quando começa a usar, terá um puta trabalho para deixá-las brilhando. Fuja delas.



Já pensando nas próximas dicas, compre uns 2 ou 3 moedores de temperos. Este é de cerâmica, ou seja, não enferruja. E, por ter uma tampa, evita que entre umidade. O melhor que já tive. 



O texto já está logo pra dedéu. Vou parar por aqui, senão ninguém vai ler. Ah, se você está se perguntando onde pode comprar tudo isso, recomendo as lojas Doural, Via Inox e Spicy.

Para o próximo post, prometo escrever sobre os ingredientes básicos que ajudam a dar um "up" nos seus pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário